Brincar ao ar livre: nada mais gostoso

Blog de sininhobaby :Minha PequeNINA Laura, Brincar ao ar livre: nada mais gostoso

Em meio a tantos brinquedos eletrônicos atraentes aos olhos das crianças, um tipo de diversão nunca pode ser esquecido na infância: as brincadeiras ao ar livre. Inconscientemente, associamos essas atividades à liberdade, apesar da crescente violência urbana.

É correndo, pulando ou subindo em árvores que as crianças se desenvolvem tanto no aspecto quanto no conhecimento do mundo. Sem contar que as peripécias de quem corre pra lá e pra cá acabam por si só sendo instrumentos importantes para o raciocínio, reflexo, aumentando a autoconfiança e, mais do que isso, contribuindo para a socialização. Quem de nós será que não se divertia brincando de pega-pega? Impossível achar um que não gostasse.

“A presença de espaço onde a criança possa descobrir, criar, experimentar é um bom caminho para o desenvolvimento da aprendizagem perceptivo-motora, da inteligência, das habilidades da leitura e da escrita e da formação de conceitos através de suas próprias experiências”, afirma o educador físico Thales Ribeiro.

Um pátio, parquinho ou um gramado podem ser um bom espaço para brincar. Além de árvores, da caixa de areia e dos brinquedos tradicionais, como escorregador, balanço, gangorra e trepa-trepa, brincadeiras com bolas, bambolês e cordas são importantes, principalmente pela liberdade de movimento e contato com a natureza.

Entre um e dois anos de idade as habilidades manuais e corporais devem ser desenvolvidas. Pode-se dar às crianças brinquedos de encaixe, abre-fecha, de empurrar ou que estimulem a coordenação motora das mãos como pegar, apertar, arremessar e ofereça brinquedos que possibilitem múltiplas combinações (jogos com peças de montar).

“É na brincadeira que a criança dá vazão à sua energia, ao senso crítico e à criação. Usando sua criatividade, a criança descobre o seu eu e pode utilizar sua personalidade. Aprende a dirigir suas ações, agir cooperativamente, trabalhar em conjunto e sozinho”, revela Thales.

Fonte: guiadobebe.com.br

sábado 17 abril 2010 21:55



4 comentário(s)

  • sininhobaby Sáb 24 Abr 2010 18:10
    Eu procuro no google. Digito o nome que tenha a ver como artigo e vou procurando... até achar uma que eu goste.
  • kellycristina Sáb 24 Abr 2010 15:16
    linda suas figuras onde voce copiou....me fala vai
  • sininhobaby Ter 20 Abr 2010 13:53
    Isso é verdade. Bons tempos os nossos...
  • clarinhamello Seg 19 Abr 2010 16:47
    Ótimo artigo mamãe.
    Infelizmente com tanta novidades que este mundo tecnologico vem trazendo, nossas crianças estão cada vez brincando menos ao ar livre.
    Da uma saudadinhas daquelas brincadeiras de roda, de pega-pega, esconde-esconde, pular corda rs, não é verdade.
    Mas também com este mundo do jeito que esta ja também não temos tanta segurança para soltar os nossos pequeninos....


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.83.229.102) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para sininhobaby

Precisa estar conectado para adicionar sininhobaby para os seus amigos

 
Criar um blog